-
Arquitetos: Mehrdad Iravanian Architects
- Área: 1070 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Keyvan Gharaee Nezhad, Suzan Iravanian, Navid Atrvash
-
Fabricantes: Adobe, AutoDesk, BUCHER, EBARA, Erco, GEZE, HARMAN, ITALFOAM, Samsung, Somfy, Sony, Toto, Trimble Navigation
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado nas montanhas de Sadra, o centro de convenções multifuncional, com 46.178,70 m² de área, oferece espaços para entretenimento, baladas, bares, lojas e atividades internas e externas. Sadra é uma cidade localizada a 18km a noroeste de Shiraz estabelecida na década de 1990 e este complexo foi uma atração pioneira dessa jovem cidade.
O processo de projeto foi baseado na articulação explicita, que se estende para vários aspectos, desde a escolha dos materiais até as funções. Cada atividade um edifício individual, de modo que o conjunto desses edifícios conforma o todo. Adaptação e diversidade foram dois conceitos importantes neste projeto e podem ser percebidos em diferentes escalas.
O complexo do Centro de Convenções Greenland concentra uma série de atividades, cada qual com seu edifício: restaurante, café, galeria, apartamentos residenciais, hotel, espaço de exposições e centro de cultura, escritórios, centro desportivo e espaço de cerimônias. O processo de projeto foi iniciado em 2007 e a construção começou em 2008. Dois de cinco edifícios já começaram a ser utilizados.
O espaço de cerimônias está localizado na parte sudeste do complexo, a qual é dedicada para atividades de integração. O espaço de exposições e centro de cultura abriu as portas em 2013, junto com o espaço de cerimônias, e fica localizado mais ao sul. No centro ficam localizados um café com galeria e espaço de exposição, orientado sentido norte sul com uma ponte conectando-os num acima do solo. As acomodações residenciais, o hotel, o centro desportivo e os escritórios serão construídos no futuro.
O edifício de exposições (EXB Exibition Building) foi implantado na parte mais baixa do declive, abaixo do café galeria. Com uma área total de 1070m² e 3 pavimentos o EXB age como uma passagem para se acessar o café. Uma ponte conecta esses dois edifícios, enquanto o edifício de exposições se torna parte de um túnel de passagem para acessar outros edifícios. Este volume tem uma relação fechada com a forma cúbica da galeria acima, como se o cubo deformado do EXB fosse uma versão colapsada do edifício da galeria.
Essa forma dos dois edifícios remete a uma noção espaço-temporal. Ao mesmo tempo que o princípio da forma da galeria cúbica não perde sua identidade, o prédio expositivo vizinho demonstra um volume que traz o conceito de decadência, declive, estrangulamento e perda da individualidade.